Angiofluoresceinografia

A angiofluoresceinografia ou angiografia fluoresceínica, conhecida também por angiografia fluorescente permite estudar a retina, a coróide e os vasos sanguíneos através da injeção de um produto de contraste chamado fluoresceína. Ou seja, enquanto na “retinografia simples” não existe qualquer injeção de contraste na angiografia fluoresceínica o exame é feito, recorrendo à administração de um produto de contraste (fluoresceína), por isso também é, por vezes, conhecida como retinografia fluorescente.

Angiofluoresceinografia

mais informações sobre Angiofluoresceinografia

🩺 Como é feito

Durante o exame não há dor e o tempo de duração é de 20 min. O doente posiciona-se em frente ao equipamento (angiógrafo) que fotografa o fundo do olho com lentes dotadas de elevada resolução. Antes do exame a pupila é dilatada de modo a que as imagens do fundo do olho sejam captadas pelo equipamento. Caso o doente use lentes de contato deve retirá-las antes do exame. O exame pode ser realizado apenas num olho (retinografia monocular) ou, então, ser realizado aos dois olhos (retinografia binocular).

🔬 Finalidades

A retinografia serve para efetuar o diagnóstico ou proceder ao acompanhamento de algumas doenças dos olhos. As principais indicações da retinografia prendem-se com o diagnóstico de algumas patologias que podem afetar a retina e o nervo ótico, nomeadamente, a retinopatia diabética, o glaucoma, a degeneração macular, oclusões vasculares da retina, estudo do nervo ótico ou de outras distrofias retinianas, estudo de tumores oculares, entre outras.

👁️ Mais informações

O doente quando vai efetuar o exame deve ser acompanhado por algum familiar ou alguém próximo, pois a dilatação da pupila altera a capacidade de visão durante algum tempo.