Biometrias são exames não invasivos, indolores e muito exatos. A tecnologia recorre a um feixe de luz, para medir as várias estruturas anatómicas do olho, como o comprimento axial do globo ocular, câmara anterior, cristalino e cavidade vítrea. A biometria pode ser realizada com ou sem dilatação da pupila e este é um dos principais exames oftalmológicos na preparação para a cirurgia de catarata. Ou seja, quando se verifica uma opacificação da lente natural do olho, chamada de cristalino, que se encontra localizada por detrás da íris (parte colorida do olho). Quanto maior for a opacidade do cristalino, menor será a acuidade visual.

Angiofluoresceinografia

tipos de Biometrias

🔬 Biometria óptica (Lenstar)

Esta tecnologia simplesmente revolucionou a biometria e a oftalmologia. Possibilita aos cirurgiões maior segurança e qualidade nas cirurgias de catarata. Em um único exame é capaz de medir a espessura do cristalino e da retina, além da profundidade da câmara anterior, permitindo ao cirurgião a mais alta precisão para posicionamento das lentes durante o implante intraocular nas cirurgias de catarata.

🔬 Biometria Ultrassônica

A biometria ultrassônica mede o comprimento axial do olho. Essa medida é importante para o cálculo das lentes intraoculares, implantadas principalmente em cirurgias de catarata. O exame é indicado, principalmente, para pacientes que serão submetidos à cirurgia de catarata ou cirurgia refrativa de alto grau de miopia ou hipermetropia. Antes da realização do exame, suspender o uso de lentes de contato por cinco dias.