Campimetria computadorizada

A campimetria ocular ou exame de campo visual visa o estudo da visão central (em frente ao nosso campo de visão) e periférica (na periferia do campo de visão). O objetivo da campimetria visual é avaliar se o campo de visão central e periférico estão normais ou se existem alterações em algum ponto da visão. Ou seja, a campimetria serve para detetar alterações na visão ou áreas do campo visual com alterações (centralmente ou na periferia). Estas alterações podem ser causadas por diversas patologias, pelo que o médico oftalmologista pode recorrer ao exame de campimetria para auxílio no diagnóstico ou, então, como avaliação da evolução ou eficácia do tratamento em algumas doenças dos olhos.

Angiofluoresceinografia

mais informações sobre Campimetria computadorizada

🩺 Como é feito

Na atualidade, a campimetria computadorizada (ou campo visual computorizado) é feita utilizando modernos equipamentos (campímetros) que nos permitem estudar o campo visual através de recursos computacionais. Este exame também é conhecido como perimetria computorizada.

🔬 Finalidades

A campimetria ocular tem indicação no estudo de diversas doenças dos olhos ou se o oftalmologista suspeitar da existência de algumas delas. Este exame ocular permite estudar com detalhe o campo visual e, desta forma, permitir o diagnóstico de determinadas patologias ou doenças, mostrando pequenas falhas da visão.

👁️ Mais informações

Pequenos escotomas ou manchas na visão ocorrem frequentemente em algumas doenças dos olhos como, por exemplo, na degeneração macular senil, no glaucoma, na retinopatia diabética, na retinite pigmentar, edema macular, tumores, entre muitas outras, onde a campimetria é realizada para avaliar o campo visual. Para além destas patologias, a campimetria ocular pode ser realizada em muitas outras doenças dos olhos.