A Gonioscopia é um exame que visa ajudar no diagnóstico e no acompanhamento de doenças oculares. Para isso, ele analisa o ângulo da câmara anterior do olho, local em que ocorre a drenagem do humor aquoso. O humor aquoso é um líquido formado por água e sais dissolvidos, que nutre a córnea e o cristalino e que regula a pressão interna do olho. Sem essa drenagem, a função óptica e o metabolismo nutricional do olho ficam prejudicados, podendo acarretar em problemas ainda maiores, como a perda de visão. Com o exame de Gonioscopia, é possível fazer uma avaliação completa sobre essa drenagem.

Angiofluoresceinografia

mais informações sobre Gonioscopia

🩺 Como é feito

O exame é realizado no consultório médico. O paciente é posicionado no aparelho chamado lâmpada de fenda, são instiladas gotas de colírio anestésico e o oftalmologista encosta uma lente no olho do paciente para visualizar as estruturas do ângulo iridocorneano.

🔬 Finalidades

O objetivo é a visualização das estruturas angulares (linha de Schwalbe, trabeculo, esporão escleral , banda ciliar) e avaliação de quatro pontos chave:

  • amplitude do ângulo
  • pigmentação
  • trabeculo
  • inserção da íris

👁️ Mais informações

Geralmente, o exame de gonioscopia é solicitado quando o médico suspeita que o paciente tenha glaucoma. Essa é uma doença ocular que ocorre devido a uma alteração do nervo óptico e que pode ser causada por um aumento da pressão ocular.