Ultrassonografia ocular

A ultrassonografia ocular é um teste de imagem que disponibiliza uma visualização direta, ao vivo, sem a necessidade de radiação e facilmente praticável e reprodutível. Pode mostrar o interior do olho, mesmo que uma opacidade dos meios não permita sua visualização. Este exame usa um som de muita frequência, imperceptível ao ouvido humano e absolutamente inócuo. O ultrassom identifica qualquer alteração anatómica com um tamanho mínimo localizado na cavidade vítrea, na retina ou na camada abaixo (coróide), bem como nos tecidos moles da órbita (tecido adiposo, músculos oculomotores) ou no nervo óptico. Qualquer opacidade no segmento anterior (catarata, hemorragia) ou posterior do olho (hemorragia na cavidade vítrea ou turbidez vítrea) que evita a visualização da retina parcialmente ou na sua totalidade, beneficia do uso deste exame.

Ultrassonografia ocular

mais informações sobre Ultrassonografia ocular

🩺 Como é feito

Habitualmente sem preparação relevante necessária.

🔬 Finalidades

Além de ser indicado para pacientes com opacidade, a ultrassonografia ocular pode ser feita em pacientes que apresentam queixas como visualização de flashes, moscas volantes, dores, inflamações e até hemorragias. Nem todas as doenças oculares apresentam sintomas, mas ao sentir qualquer alteração na visão, geralmente esse exame é pedido para investigar primariamente a etiologia do problema.

👁️ Mais informações

O exame de ultrassonografia ocular tem como uma das principais vantagens o fato de ser indolor. Desse modo, não há a menor necessidade de se ter receio de realizá-lo. Para completar, não há necessidade de nenhum preparo especial por parte do paciente. O aparelho necessário para o exame tem alta precisão, além de ser muito menos invasivo do que outros métodos. Dessa forma, é possível dizer que esse exame contribui de forma bastante eficaz para o sucesso do acompanhamento ou tratamento do paciente.