A ambliopia, também conhecida como “olho preguiçoso”, é a diminuição da visão em um olho sem lesão orgânica.

O desenvolvimento da área cerebral responsável pela visão ocorre até mais ou menos os 7-8 anos. Portanto, a falta ou a diminuição de estímulos visuais pode levar ao não desenvolvimento adequado da visão na criança.

Ambliopia

mais informações sobre Ambliopia

🧪 Causas

A ambliopia pode ser causada por:

Erros de focalização / refração: se a criança tem hipermetropia, astigmatismo ou miopia, a imagem que chega ao cérebro não é nítida e este “escolhe” o olho com melhor visão.

Estrabismo: se os olhos não estão “alinhados”, o cérebro da criança, que tem grande capacidade de adaptação, bloqueia a imagem de um dos olhos para evitar “duplicação”.

Cataratas, ptose palpebral, doenças da retina: impedem que o olho capte e envie uma imagem nítida para o cérebro

👁️ Sintomas

Uma criança que tenha ambliopia pode não apresentar qualquer sintoma. Ao ver bem de um dos olhos, essa situação pode passar despercebida, revelando-se apenas quando a sua visão é avaliada em consulta médica. No entanto, observe possibilidades de ambliopia se a criança:

  • semicerra os olhos para tentar ver melhor
  • aproxima muito os objetos da face
  • não identifica adequadamente os familiares à distância
  • desvia um olho

 

🩺 Diagnóstico

O diagnóstico é exclusivamente clínico, não necessitando de exames de imagem ou laboratoriais.

Se for detectada e tratada precocemente, a ambliopia pode ser curada; entretanto, se isso não ocorrer até os 8-10 anos, a deficiência visual persiste por toda a vida, não podendo mais ser revertida.

💉 Tratamento

O uso do tampão, com oclusão do olho de melhor visão, obriga o “olho preguiçoso“ a funcionar. Isso é feito de forma dosada para que não se tenha prejuízo. O uso dos óculos também tem papel importante, possibilitando que a imagem chegue nítida. Em alguns casos pode ser necessário também o uso de colírios, lentes de contato e cirurgia (pacientes com catarata congênita). Em geral o tratamento para ambliopia é longo e seu sucesso depende da idade do paciente no início do tratamento, da adesão adequada e do seguimento a longo prazo. A adesão ao tratamento é decisiva no resultado. É um tratamento barato, não-invasivo e, se feito corretamente, tem excelentes resultados.