O ceratocone ou queratocone é uma doença não-inflamatória, degenerativa da córnea. Seu nome vem dos termos gregos kerato (córnea) e konos (cone).

No ceratocone a córnea fica progressivamente mais fina na região central, modificando a sua curvatura e dando, assim, uma forma mais cônica (ectasia) que o normal. Essa mudança no formato da córnea geralmente leva a um aumento progressivo da miopia e do astigmatismo do paciente. A doença pode levar a uma diminuição importante da visão. A velocidade de progressão pode variar muito entre cada indivíduo.

ceratocone

mais informações sobre Ceratocone

🧪 Causas

O maior fator de risco para o desenvolvimento do ceratocone é o hábito de coçar os olhos.

A incidência de ceratocone e as manifestações clínicas irão surgir entre os 10 e os 30 anos de idade. A doença geralmente começa na adolescência, sendo progressiva em muitos casos. Em cerca de 95%, o ceratocone deixa de evoluir e estabiliza entre os 30 e 40 anos de idade.

👁️ Sintomas

Os sintomas de ceratocone mais comuns são a percepção de múltiplas imagens fantasmas (poliopia monocular), que ficam evidentes em campos de visão com altos contrastes. O paciente vê muitos pontos espalhados num padrão irregular, e em alguns casos pode apresentar diplopia monocular (presença de imagem dupla ao invés de múltipla). O ceratocone causa dor de cabeça (devido ao esforço ocular para ver) e, habitualmente, causa alterações substanciais da visão como: hipovisão (baixa visão), diplopia (perceção de duas imagens) ou poliopia (imagens múltiplas) e sensibilidade exagerada à luz (fotofobia).

🩺 Diagnóstico

O diagnóstico do ceratocone pode ser feito através de exames clínicos rotineiros e também através da topografia de córnea. 

💉 Tratamento

O tratamento do ceratocone envolve a correção da miopia e astigmatismo induzidos pela doença. Inicialmente pode utilizar óculos e lentes gelatinosas, e com a progressão da doença, lentes de contato rígidas. Se houver progressão, será indicado um crosslinking para fortaleces as ligações entres as moléculas corneanas. Conforme o estágio do ceratocone pode-se indicar cirurgia para implante do anel estromal ou transplante de córnea. Como a progressão do ceratocone não segue um padrão, recomenda-se visitas periódicas ao oftalmologista para acompanhamento.