Hipermetropia é um tipo de dificuldade visual que afeta principalmente a visão de perto, embora em graus mais elevados atinja também a visão ao longe.

Ocorre quando o globo ocular é mais curto ou a córnea apresenta uma curvatura reduzida, de modo a que a luz que entra nos olhos não é focada de modo correto.

hipermetropia

mais informações sobre Hipermetropia

🧪 Causas

Surge quando o eixo axial do olho é curto, quando o raio de curvatura da córnea está aumentado, quando ocorrem alterações na curvatura do cristalino ou quando este é removido cirurgicamente. De modo geral, a hipermetropia é herdada, não se tendo demonstrado uma influência do meio ambiente no seu aparecimento.

👁️ Sintomas

Manifesta-se sob a forma de fadiga visual resultante do esforço necessário para se tentar focar as imagens. Esse cansaço é maior na visão ao perto e agrava-se ao longo do tempo. Para além da dificuldade visual pode ocorrer perda de concentração, sonolência e, no caso das crianças, menor rendimento escolar. A congestão dos músculos oculares causada pelo esforço pode associar-se a uma maior frequência de episódios de conjuntivites e inflamação.

🩺 Diagnóstico

O diagnóstico da hipermetropia é simples e ocorre durante a consulta médica. No caso das crianças pode ser necessária a utilização de gotas que dilatem os olhos e paralisem alguns dos músculos oculares, de modo a que se consiga uma melhor quantificação da hipermetropia.

💉 Tratamentos

Não há cura para a hipermetropia, e sim tratamentos para corrigir o embaçamento visual e ajudar a conviver melhor com a doença. Os mais comuns são:

  • Uso de óculos: com lentes negativas (divergentes) para que as imagens sejam focadas corretamente na retina.
  • Lentes de contato: apesar do risco de infecções e inflamações, são práticas e confortáveis.
  • Cirurgia refrativa: a laser para alterar a curvatura da córnea e modificar o poder de foco do olho.