Estrabismo convergente ou esotropia é uma doença que consiste no desalinhamento dos olhos, com desvio para dentro.

Este distúrbio oculomotor é bastante comum e pode ser intermitente ou fixo. O estrabismo em bebês com menos de cinco meses frequentemente se resolve sozinho, se for intermitente. Mas o desvio fixo em qualquer idade deve ser avaliado por um oftalmologista.

mais informações sobre Estrabismo

🧪 Causas

Nesta doença existe uma característica familiar, mas os membros da família afetados não compartilham necessariamente o mesmo tipo ou gravidade do estrabismo. Crianças com histórico familiar positivo de estrabismo devem ser avaliadas precocemente. O estrabismo pode causar grande impacto psicológico e social na vida do paciente principalmente pelo aspecto estético.

👁️ Sintomas

A maioria dos pacientes não apresenta sintoma. Alguns podem se queixar de visão dupla, mas isso quando o estrabismo se manifesta em adultos ou crianças mais velhas. Pode se observar uma posição anômala da cabeça (na qual a criança pode incliná-la sobre um dos ombros), limitação da movimentação dos olhos, dor de cabeça, sonolência, sensação de esforço visual e dor nos olhos durante suas atividades.

🩺 Diagnóstico

Perante uma criança com estrabismo deve ser realizada uma avaliação oftalmológica completa. Confirmado o seu diagnóstico devem ser tratadas em primeiro lugar as suas causas. O objetivo primordial é recuperar a função visual.

💉 Tratamento

Pacientes com estrabismo convergente devem ser examinados e submetidos a exame de dilatação das pupilas para refração (exame de grau) adequada e, dependendo do caso, necessitam de óculos. Alguns tipos são tratados com uso de tampão e há ainda aqueles que necessitam do tratamento cirúrgico. A toxina botulínica também é uma opção terapêutica em casos específicos.