O tratamento a laser constituiu uma mudança de paradigma na Oftalmologia, possibilitando uma aplicabilidade em várias estruturas do olho.

A sua utilização permite um tratamento quase indolor e sem risco de infeção relevante, podendo ser usado em regime de ambulatório. Uma solução para várias patologias oculares, o laser é uma ferramenta terapêutica fundamental no tratamento da retinopatia diabética, sendo também útil em outras patologias vasculares da retina, no glaucoma, na cirurgia refrativa e na plástica ocular.

laser

mais informações sobre Laser

⚕️ Tipos

Os oftalmologistas têm diversos equipamentos de precisão, com sistemas de focalização, que permitem total controle do procedimento:

  • Laser subliminar de díodo micropulsado
  • Laser de Árgon convencional
  • Laser de Nd-YAG

👁️ Vantagem

A grande vantagem é que o olho tem uma série de estruturas transparentes, que permitem a passagem da luz e também de raio laser. Assim atinge-se estruturas do olho sem a necessidade de corte.

◻️ Laser Argon

O Laser Argon é um intenso feixe de luz com dois comprimentos de onda diferentes, o azul-esverdeado e o verde monocromático. Este é absorvido pelas células da retina, e é convertido em energia térmica, aumentando a temperatura onde é aplicado. A temperatura  desnatura as proteínas, com consequente coagulação e cicatrização. O tratamento é praticamente indolor e ao final de algumas horas, o paciente é liberado.

◻️ Laser Yag

Laser Yag é emitido pelo Nd:Yag, com onda de neodímio, um cristal utilizado em estado sólido, cujos raios laser provocam a ruptura dos tecidos por meio da realização de um pulso curto, de alta potência.

  • capsulotomia yag laser
  • iridotomia yag laser
  • goniotomia