A miopia é um distúrbio visual muito comum que provoca dificuldade de enxergar, principalmente objetos e paisagens ao longe.

No olho míope, as imagens são focadas antes de chegarem à retina. Em geral, isso acontece quando o olho é mais longo do que o normal, mas também pode ser por alterações na córnea ou no cristalino. A miopia é uma condição multifatorial e pode acometer pessoas de todas as idades. As principais causas são a hereditariedade, o uso excessivo de telas brilhantes e a falta de luz solar.

miopia

mais informações sobre Miopia

⚕️ Tipos

Há 4 tipos de miopia:

  • miopia congênita: alto grau de miopia em bebês já ao nascimento
  • miopia axial: devido o globo ocular ser mais alongado, com diâmetro maior
  • miopia de curvatura: aumento da curvatura da córnea ou cristalino
  • miopia secundária: associada à catarata ou após trauma ou cirurgia

👁️ Sintomas

O principal sintoma é a visão embaçada, desfocada ao se olhar para longe, mantendo uma boa visão para perto. Entretanto, pacientes com miopia (grau alto) precisam colocar os objetos muito próximos ao rosto para enxergá-los com nitidez, o que também é incômodo. Muitos pacientes míopes também reclamam de ter de cerrar os olhos num esforço extra para enxergar um pouco melhor.

💉 Tratamento

Não há cura para miopia, e sim tratamentos para corrigir o embaçamento visual e ajudar a conviver melhor com a doença. Os mais comuns são:

  • Uso de óculos: com lentes negativas (divergentes) para que as imagens sejam focadas corretamente na retina.
  • Lentes de contato: apesar do risco de infecções e inflamações, são práticas e confortáveis.
  • Cirurgia refrativa: a laser para alterar a curvatura da córnea e modificar o poder de foco do olho.

🚨 Riscos

Como o olho míope é mais alongado, a retina fica esticada e pode causar degenerações, rasgos e até descolamento. Consequentemente, o paciente míope tem mais riscos de desenvolver doenças na retina, ainda mais nos casos de alta miopia (> 6 graus). Outra doença possível é a degeneração da mácula (região central, responsável pela visão de detalhes). Por isso, é importante que o paciente faça consultas periodicamente.