Popularmente conhecida como “carne de olho”, o pterígio é uma doença do espessamento vascularizado da conjuntiva, de forma triangular, que se estende do ângulo interno do olho na direção da córnea.

Trata-se de uma resposta do olho a um processo de irritação ocular crônica, em que a exposição à luz solar e ao vento têm um papel importante.

pterígio

mais informações sobre Pterígio

🧪 Causas

As causas do pterígio podem ser exposição prolongada à luz ultravioleta do sol, olhos secos, poeira e vento. O pterígio é mais frequente em adultos entre 20 e 40 anos e parece ser mais comum em homens. O pterígio nos olhos é, muitas vezes, precedido de outra degenerescência da conjuntiva designada de pinguécula.

👁️ Sintomas

Além do olho vermelho, o pterígio causa sensação de corpo estranho e ardor ocular. Embora o pterígio não cause perda da visão; sua presença pode provocar alterações da córnea, com aparecimento de astigmatismos elevados, que muitas vezes não são corrigidos pelos óculos.

💉 Tratamento

O tratamento cirúrgico está indicado nos casos em que o aspecto estético não é satisfatório e os sintomas são severos. Novas técnicas cirúrgicas, incluindo o transplante conjuntival, a utilização de membrana amniótica com cola biológica  e o uso de drogas que inibem o crescimento celular como a mitomicina, estabeleceram um novo paradigma no tratamento cirúrgico do pterígio.

◻️ Prevenção

Pessoas que trabalham ao ar livre, expostas ao sol, vento, poeira, têm mais chance de desenvolver pterígio.  Uma medida preventiva é o uso de óculos de sol para proteção contra a radiação ultravioleta. Quem anda de moto, ou mesmo carro, deve evitar que o vento atinja os olhos, causando ressecamento e irritação crônica. O uso de lágrima artificial nestes casos é aconselhável.